Como utilizar a água para melhorar a saúde

Conheça os benefícios da praia e da piscina durante este verão

Para além de melhorar a saúde física, principalmente das articulações e dos músculos, o exercício físico no meio aquático melhora também a saúde mental e proporciona uma sensação de serenidade e relaxamento. Os especialistas do Grupo ORPEA reuniram alguns dos benefícios do meio aquático para que desfrute ainda mais do verão.

Estar numa piscina encoraja até as relações sociais e dá autoconfiança. Aumenta a confiança quando se trata de ousar e eliminar o medo que muitas vezes impede certas atividades. Isto é conseguido graças ao facto de que na água o peso do corpo é consideravelmente reduzido, ideal para os seniores.

Os exercícios aquáticos também proporcionam melhorias na flexibilidade e tonificação do corpo e ajudam a ganhar equilíbrio e resistência.

EXERCÍCIOS NA ÁGUA ADEQUADOS PARA SENIORES:

Andar na água, tentar caminhar contra a resistência da água com passos curtos ou longos e tentar empurrar as pernas;
Realização de movimentos circulares com tornozelos e joelhos;
Elevação lateral e frontal das pernas: este exercício é muito benéfico para praticar em pares, pois melhora o equilíbrio;
– Com os braços apoiados na beira da piscina, pedalar com as pernas como se de uma bicicleta imaginária se tratasse;

Um dos benefícios de se movimentar na água é que praticamente todos os músculos do corpo são exercitado. Na verdade, traz uma infinidade de benefícios para todos, independentemente da idade. Assim, quem não quer dar um mergulho?