Conheça os benefícios da leitura durante o isolamento

Com várias atividades do dia a dia condicionadas pelas medidas de isolamento impostas na sequência surto de COVID-19, procurar manter a mente ativa é essencial para preservar as funções intelectuais dos mais velhos. A leitura é um bom hábito, não importa quantos anos tenhamos, e é também uma maneira de proteger o bem-estar mental num momento como este.

Para além de neurologistas e psicólogos recomendarem a leitura como método preventivo da doença de Alzheimer e de outras doenças neuro degenerativas, ler também traz grandes benefícios para os seniores:

COMBATER A SOLIDÃO
A literatura é um remédio para a solidão, essencial neste momento em que os residentes se encontram afastados dos seus familiares e amigos. Quando temos um livro interessante em mãos, esquecemos que estamos sozinhos e envolvemo-nos completamente na história, permitindo que ela absorva toda a nossa atenção.

MELHORAR A EMPATIA
A leitura de géneros literários aumenta a nossa capacidade de nos colocarmos no lugar das personagens, aumentando a nossa compreensão dos outros. As pessoas que leem romances são mais empáticas do que as que apostam em livros especializados ou as que simplesmente não leem nenhum género.

AUMENTAR A CAPACIDADE DE CONCENTRAÇÃO
Como é possível? Exercitar a mente aumenta a concentração, e a leitura é uma boa maneira de fazê-lo. A leitura aprimora a capacidade de observar e de prestar atenção. Além disso, facilita a descontração e ajuda a ver os problemas de um ponto de vista diferente e mais objetivo, e a fazê-lo com mais tranquilidade.

PROPORCIONAR ENTRETENIMENTO
Ao manter a mente ocupada esta é preservada de outras preocupações facilitando um afastamento da situação atual e consequentes preocupações e medos. Com menos tarefas e atividades diárias, a perceção e dimensão das inquietações aumenta. A leitura proporciona flexibilidade ao participarmos de outras aventuras e ao incentivarmos a nossa imaginação e criatividade.

MELHORAR A MEMÓRIA
Como é que algo tão simples como a leitura pode melhorar a memória? As emoções ajudam a preservar as recordações, e a leitura oferece emoções. Além disso, ler diariamente exercita as capacidades cognitivas, equipando-nos com uma rica variedade de histórias, personagens, vocabulário, expressões, etc…

PROPORCIONAR BEM-ESTAR
Existe um sentimento melhor do que este? Numa altura tão alarmante fomentar o bem-estar é fundamental. A leitura reduz o nível de cortisol, aumentando esta sensação. Uma história interessante pode “enganar-nos”, fazendo com que libertemos tensão e relativizemos os nossos problemas.

AJUDAR A DORMIR
Nada de contar ovelhas, a melhor maneira de adormecer é ler um pouco antes de ir para a cama. A leitura descontrai-nos, relaxa os músculos e alivia o cérebro do stress, proporcionando o estado ideal para adormecer.

Todos estes benefícios indicam que a leitura é uma prática mais do que recomendada principalmente numa altura como esta, esta prática é incentivada pelas equipas do grupo ORPEA uma que vez que acreditamos que é fundamental encontrar formas de tornar o isolamento temporário mais suportável.

Sem esquecer que os mais velhos devem seguir certas recomendações para fazê-lo, como aproveitar as horas do dia com mais luz, apostar em livros com letras grandes para não cansar os olhos e fazê-lo num local confortável e silencioso que permita a concentração.

Dar um livro é dar mais que um objeto, é oferecer horas de bem-estar.