Estádio Wanda Metropolitano recebe o IV Torneio de Cozinha Orpea

O chef cinco estrelas Michelín, Eneko Atxa, faz parte do júri da competição.
 O porco ibérico será o principal produto em cada uma das elaborações.

Lisboa, 25 de outubro de 2019 – O IV Torneio de Cozinha ORPEA já está a decorrer. Nesta competição, são testadas as habilidades culinárias dos chefs das 57 residências que o grupo ORPEA tem em Espanha e Portugal. A final irá realizar-se no dia 30 de outubro, às 16h30, no Estádio Wanda Metropolitano, da conhecida equipa de futebol Atlético de Madrid, neste que é um dos estádios de futebol mais modernos do mundo e que recebeu a última final da Liga dos Campeões. O chef de cinco estrelas Michelín, Eneko Atxa, fará parte do júri do concurso, onde o porco ibérico é o ingrediente estrela. Da lista das seis residências finalistas faz parte a residência ORPEA Cernache , de Coimbra, que luta pela vitória ao lado de: ORPEA Córdoba Sierra, ORPEA Pinto1, ORPEA Benalmádena, ORPEA El Campello e ORPEA Aljarafe.

O Torneio de Cozinha ORPEA, grupo pioneiro no setor de cuidados residenciais, pretende destacar a importância de ter uma cozinha de excelência nas residências para séniores. Para isso, todos os cozinheiros das residências ORPEA participam num concurso que vai recompensar o melhor prato, elaborado com os produtos que costumam ser utilizados nas cozinhas das residências ORPEA. Além disso, os seis finalistas serão acompanhados pelos diretores das suas próprias residências.

O porco ibérico, produto estrela


O Torneio de Cozinha ORPEA premeia a melhor preparação e apresentação, além da originalidade, sabor e limpeza. Nesta edição, o porco ibérico será o protagonista de cada um dos pratos. É uma carne suculenta, com um delicioso aroma e textura. Contém proteínas de alto valor biológico e é uma fonte de minerais essenciais, como potássio, fósforo, zinco, ferro e vitaminas do grupo B. Cozido, grelhado ou assado e acompanhado de legumes são apenas algumas das receitas originais que o júri poderá provar.

As pessoas com mais idade precisam de desfrutar de uma dieta saudável e equilibrada, que atenda também às suas necessidades nutricionais. Por isso mesmo, todas as residências ORPEA possuem cozinha própria, onde são elaboradas ementas adaptadas às necessidades dos residentes, projetadas por um nutricionista e revistas por um médico. Tendo em conta essas premissas, os chefs da ORPEA desenvolvem menus para que os residentes disfrutem de receitas tradicionais, além de outras receitas originais e inovadoras que trazem os sabores habituais.

Última edição

O III Torneio de Cozinha ORPEA contou com a presença do chef de duas estrelas Michelín, Diego Guerrero, como membro do júri, que também ofereceu conselhos importantes aos participantes. O cozinheiro ORPEA, Carabanchel, foi o vencedor de uma edição muito disputada.