Grupo orpea sugere hábitos saudáveis para cuidar do coração

Seguir uma dieta equilibrada, fazer exercício físico… muitas são as coisas que podemos fazer para manter os nossos corações saudáveis. Preocupada em manter a saúde física e emocional dos seus residentes a equipa multidisciplinar do grupo ORPEA indica alguns hábitos saudáveis a seguir para se manter uma boa saúde cardiovascular.

1 – Fazer exercício

Manter um ritmo de vida ativo está diretamente relacionado a um menor risco de desenvolver doenças cardiovasculares. Isso se deve ao fato de a atividade física exercer benefícios diretos no sistema cardiorrespiratório, reduzindo consideravelmente as desordens como excesso de peso, hipertensão e colesterol alto. Além disso, uma prática regular do mesmo minimiza as hipóteses de sofrer de angina de peito, infarto do miocárdio e acidentes vasculares cerebrais.

2 – Comer de forma saudável e equilibrada

Desta forma, mantemos o colesterol alto, a pressão arterial e o excesso de peso à distância.
Optar por alimentos cozidos a vapor ou grelhados, incluir na nossa dieta uma alta percentagem de frutas e vegetais, evitar fritos e molhos, vai ajudar a manter a saúde do coração.
Uma dieta rica em ómega 3 é uma das formas mais eficazes de proteger a saúde do nosso coração, pois facilita a limpeza das artérias e promove o aumento do colesterol bom. Podemos encontrar ómega 3 em grupos de alimentos como: peixe, sementes, nozes e azeite.
Para além disso, evitar o excesso de sal nas refeições é uma prática que devemos incluir também nos nossos hábitos alimentares, pois aumenta a tensão, impactando negativamente a circulação, as artérias e o coração.

3 – Limitar o consumo de café e álcool

Embora o consumo moderado de álcool reduza o risco de problemas cardiovasculares, o consumo excessivo pode produzir o efeito oposto.
Para além disso, mais de 2 ou 3 chávenas de café por dia não são recomendadas.

4 – Evite o tabaco

Tanto o seu consumo como respirar o seu fumo aumenta a frequência cardíaca e aumenta a pressão arterial, aumentando assim o risco de hipertensão.

5 – Pratique técnicas de relaxamento

O nosso coração pode ser afetado por ansiedade e stress, aumentando as hipóteses de ter um ataque cardíaco. O controlo do stress é, portanto, um requisito essencial para manter o nosso coração em boa forma. Caminhar ou praticar yoga são formas de relaxar que nos ajudarão a evitar possíveis episódios cardíacos.
Além de praticar todos os hábitos mencionados, é fundamental fazer exames médicos para verificar o estado da sua saúde cardiovascular.

Ao seguir estas dicas irá melhorar muito a sua qualidade de vida.