PROGRAMA DE REABILITAÇÃO

Internamento Privado


O HNSA disponibiliza um programa de Reabilitação individualizado, multidisciplinar e coordenado,
adaptado à evolução clínica e funcional.

  • Serviço coordenado por um médico especialista em Medicina Interna
  • Acompanhamento de Enfermagem e cuidados realizados por Auxiliares 24 horas/dia
  • Acompanhamento por Nutricionista
  • Serviço coordenado por um médico especialista em Medicina Interna
  • Acompanhamento de Enfermagem e cuidados realizados por Auxiliares 24 horas/dia
  • Acompanhamento por Nutricionista

CONTEXTO


O Hospital Nossa Senhora da Arrábida (HNSA) integra um centro de reabilitação vocacionado por excelência para a recuperação de pacientes com doença neurológica e musculoesquelética.

Nesta unidade, instalada junto à Serra da Arrábida, contará com um serviço de vanguarda com uma vasta experiência nesta área, que procura continuamente a excelência na sua atividade assistencial.

contexto
programa

PROGRAMA


Nenhum programa de Reabilitação padronizado por patologia consegue responder à especificidade de cada caso e de cada paciente.

O HNSA disponibiliza, por isso, um programa de Reabilitação individualizado, multidisciplinar e coordenado, adaptado regularmente à evolução clínica e funcional, centrado no paciente e nos seus cuidadores. Para isso, mobiliza no internamento os recursos humanos e materiais adequados a cada caso, tendo em vista o atingimento do potencial funcional máximo possível de cada paciente.

O internamento para Reabilitação ganha ainda mais segurança com:

  • Coordenação por um médico especialista em Medicina Interna, que garante uma visão clínica global da pessoa no seu contexto;
  • Acompanhamento por Enfermagem e cuidados de Auxiliares 24 horas/dia;
  • Acompanhamento por Nutricionista.

A QUEM SE DIRIGE


O programa de Reabilitação em internamento do HNSA está estruturado para as fases pós-agudas de doença neurológica (onde ganham destaque o AVC – acidente vascular cerebral - e o traumatismo cranioencefálico) e musculoesquelética (como fraturas com compromisso funcional significativo e a síndrome de imobilização), para a recuperação após cirurgia do foro neurocirúrgico e ortopédico, bem como para intervenção cíclica na doença neurológica e reumática crónicas, com vista a optimização clínica, funcional e a autonomização nos cuidados de manutenção a prosseguir após o internamento.

A adequação dos recursos do HNSA às necessidades de cada caso é estudada antes da admissão, para que possamos admitir cada paciente em segurança e com objetivos definidos. Para perceber se o HNSA é adequado às suas necessidades, contate-nos: terá a nossa equipa multidisciplinar empenhada na avaliação do seu caso.

a quem se dirige
Processo

PROCESSO DE REABILITAÇÃO


Nenhum programa de Reabilitação padronizado por patologia consegue responder à especificidade de cada caso e de cada paciente.

O melhor conhecimento actual demonstra que os esforços isolados de cada setor terapêutico somados produzem piores resultados para os pacientes do que os esforços integrados e coordenados. O HNSA abraça por isso o desafio da multidisciplinaridade, contando com equipas completas, qualificadas e dedicadas, compostas por médicos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, terapeutas da fala, assistentes sociais e técnicos de animação sociocultural, que procuram constantemente o equilíbrio entre a melhor evidência disponível, a sua experiência e o contexto e expectativas do paciente e cuidadores.

O paciente é avaliado nos primeiros dois dias úteis após a admissão pelos vários membros da equipa de Reabilitação que o irá acompanhar. Das várias avaliações e da discussão da equipa multidisciplinar (EMD) surgem objetivos específicos e um Plano Individual de Intervenção. Posteriormente, tem lugar a primeira conferência familiar, em que se procura a melhor conciliação possível entre os objetivos definidos pela equipa como alcançáveis e as expectativas do paciente e cuidadores, se define novamente a adequação do internamento e se confirma ou revê o preçário definido antes da admissão. Ao longo do internamento, a EMD reúne semanalmente, integrando as várias perspectivas sobre a evolução do caso, ajustando o plano em curso e revendo ou confirmando o preçário aplicado, comunicando periodicamente com os cuidadores. O acompanhamento realizado é, por isso, personalizado, multidisciplinar, coordenado e dinâmico, de forma a permitir a busca do melhor resultado preconizado.

OBJETIVOS


No HNSA sabemos que, em cada dia de Reabilitação, em cada dia em que somos confrontados com a nossa própria fragilidade, os ganhos parecem pequenos. Manter a motivação para um esforço diário pode, por isso, ser difícil nalguns dias. No entanto, por sabermos que é o único caminho que conduz aos melhores resultados, reforçamos o trabalho de hoje como peça fundamental do resultado final e colocamos foco no atingimento de objetivos com propósito - temos uma equipa apostada em trazer o melhor de cada paciente, que se compromete a definir com cada um objetivos adequados à sua situação clínica e ao seu contexto, com realismo e esperança.

Objectivos
Preçário

PREÇÁRIO


Nenhum programa de Reabilitação padronizado por patologia consegue responder à especificidade de cada caso e de cada paciente.

Acreditamos que cada caso tem direito ao melhor tratamento individualizado de que dispomos, pelo que definimos o preçário do programa de Reabilitação de acordo com a funcionalidade do paciente na admissão e em cada semana de internamento, e não em função dos equipamentos utilizados ou das áreas terapêuticas envolvidas. Desta forma, e sem custos adicionais, o paciente realizará o número e tipo de sessões terapêuticas definidos pela equipa multidisciplinar como adequados à sua situação clínica em cada momento. As áreas envolvidas em cada caso podem incluir:

  • Animação Sociocultural
  • Fisioterapia
  • Psicologia
  • Terapia da Fala
  • Terapia Ocupacional
  • O valor semanal inclui equipa multidisciplinar completa nos dias úteis e uma sessão de Fisioterapia aos sábados, quando aplicável.

ESPAÇOS E EQUIPAMENTOS


Conforme as necessidades de cada caso em cada momento, as diferentes sessões poderão ocorrer no quarto, em gabinete, em ginásio terapêutico e/ou em piscina.

Além da piscina, tão útil em Reabilitação e rara em ambiente hospitalar, destacamos os nossos ginásios, em constante actualização, onde poderá encontrar equipamentos de marcha suspensa, passadeira, bicicleta (vertical e horizontal), elíptica, remoergómetro e diversos outros equipamentos de Reabilitação, num ambiente moderno e funcional.

O HNSA disponibiliza aos seus clientes os auxiliares ou substitutos de marcha mais comuns que se mostrem necessários durante o internamento - como andarilho, canadianas, bengalas e cadeira de rodas. Os pacientes e cuidadores podem assim esperar pela evolução funcional e, com o aconselhamento dos nossos técnicos, se e quando se mostrar necessário, adquirir os seus próprios auxiliares ou substitutos de marcha com optimização de recursos.

equipamentos

Convidamo-lo a conhecer mais sobre o Programa de Reabilitação em Internamento Privado do HNSAatravés da ficha contatos abaixo apresentada.

CONTATE-NOS