rir

O riso tem inúmeros benefícios para a saúde e é possível estimula-lo

PRINCIPAL RESOLUÇÃO DE 2024: RIR MAIS

A técnica do riso é uma das terapias desenvolvidas em todas as residências ORPEA para promover o bem-estar e manter a juventude dos residentes.

À medida que os anos passam, vamos perdendo a tendência natural para rir, mas rir é importante, rir melhora a saúde física e psicológica de qualquer pessoa. Mas nem sempre é fácil desbloquear certos estados de espírito e estar recetivo a deixar-se levar pelo riso, e é por isso que existem técnicas específicas, terapias de grupo para estimular o riso através de diferentes dinâmicas desenvolvidas para gerar emoções positivas, provoca o sorriso, o riso e a gargalhada.

O riso promove a libertação de serotonina pelo cérebro, neurotransmissor que ativa o sistema imunitário, responsável pela defesa do organismo contra vírus, bactérias e agentes alergénicos desencadeadores de variadas doenças. Alivia a tensão e reduz a produção de hormonas causadoras de stress e ajuda na manutenção do equilíbrio emocional, com reflexos imediatos no grau de autoestima das pessoas.

Segundo André Rodrigues, médico coordenador das Residências ORPEA em Portugal “O riso tem um poder terapêutico ao nível do bem-estar. Alguns estudos realizados por cientistas devidamente creditados comprovam os seus efeitos positivos na saúde mental e física das pessoas, a quem é recomendado que sorriam sem moderação”.

Para além de aumentar o bem-estar das pessoas, também favorece a socialização e os relacionamentos interpessoais. Além disso, ter um bom sentido de humor ajuda a superar todos os obstáculos e dificuldades que a vida apresenta.

Dinâmica de Grupo:

“A terapia do riso é recomendada para pessoas de qualquer idade, basta adaptar as sessões ao perfil dos seus participantes. Como o riso é contagioso, as sessões são realizadas em grupo”. É assim que o Médico Coordenador das Residências ORPEA, André Rodrigues explica o processo: “Os residentes sentam-se em redor do técnico que realiza a sessão, que propõe uma série de dinâmicas adaptadas ao seu nível cognitivo e emocional”.

No início, a dinâmica é suave, com o objetivo de descontrair o grupo e libertar alguma vergonha e a tensão dos participantes. Aos poucos, as sessões são animadas com jogos mais interativos: danças, expressão corporal, dinâmica de balões, etc. Inicialmente, o sorriso, o riso e a gargalhada são provocados e surgem timidamente de maneira artificial, mas logo fluem espontânea e naturalmente.

Principais Benefícios do Riso:

– Quando rimos, libertamos endorfinas, uma hormona que ativa as áreas de prazer do cérebro e bloqueia a dor, também contribui para a secreção de duas outras hormonas importantes: dopamina, que melhora o estado de alerta mental, e serotonina, que tem efeito analgésico e regula o sono;

Melhora os níveis de oxigénio no sangue, o que significa que o corpo e a mente são mais ágeis. Assim, melhora a psicomotricidade e aprimora as capacidades intelectuais;

– O riso e a gargalhada conseguem relaxar o corpo e, como consequência, o sistema imunológico funciona melhor. É, portanto, um antídoto perfeito que protege a nossa saúde. “Quando rimos, estimulamos as áreas cognitiva, sociais e sensoriais”, refere André Rodrigues;

Combate o stress e a ansiedade. Portanto, alivia os sintomas depressivos e melhora a saúde cardiovascular. As pessoas que riem mais e encaram a vida com sentido de humor têm níveis mais baixos de cortisol no sangue, que é a hormona libertada para responder ao stress;

Aumenta as habilidades sociais e facilita a comunicação. Aumenta as emoções positivas e melhora a capacidade de relacionamento com outras pessoas;

Melhora o humor e ajuda a pensar positivo. “Terapias deste tipo servem para reforçar a autoestima dos residentes”, acrescenta André Rodrigues. Além disso, rir ajuda a gerir emoções e fornece ferramentas para lidar com situações difíceis.

Depois de participar numa sessão de terapia do riso, as pessoas afirmam sentir-se mais satisfeitas com as suas vidas, motivadas e dispostas a serem felizes. O riso tem muitos benefícios nos seniores uma vez que ajuda a trazê-los novamente ao momento presente pois há muita tendência a evadir-se devido à solidão e é, desta forma, uma boa maneira de lutar contra a solidão e de ter atividades que estimulem toda a parte cognitiva.