dia Internacional da família

Importância dos laços familiares 
para o bem-estar do sénior

15 DE MAIO – DIA MUNDIAL DA FAMÍLIA

No âmbito do Dia Internacional da Família, celebrado a 15 de Maio, a ORPEA recorda que as relações familiares são de grande importância para o bem-estar dos seniores e são um apoio essencial para que possam enfrentar e adaptar-se a novas situações que possam surgir com o avançar da idade.

Segundo o médico coordenador das Residências ORPEA em Portugal, o Dr. André Rodrigues, “Sabemos que as relações familiares contribuem para o bem-estar dos idosos, que inclui a sensação de felicidade geral, satisfação com a vida, relacionando-se também com uma boa saúde mental e física”. Por isso, a fim de prestar cuidados abrangentes aos nossos residentes, temos em consideração esta dimensão social e, especificamente, familiar.

Para a ORPEA, as famílias desempenham um papel fundamental na qualidade de vida de cada um, e é por isso que estão envolvidas nos seus cuidados desde o início. Além disso, as equipas multidisciplinares oferecem informação e aconselhamento aos membros da família, a fim de manter uma relação mais próxima e afetuosa com os seus parentes”.