Mindfulness para idosos: quando praticar e quais são os benefícios

A prática de Mindfullness (atenção plena) está cada vez mais difundida devido aos seus múltiplos benefícios para a saúde física e mental. Promove relaxamento e reduz os níveis de stress. Além disso, ajuda a dormir melhor e aumenta a atenção e a concentração. Por tudo isso, torna-se uma terapia muito interessante para alcançar o bem-estar do idoso.

Mas o que é Mindfullness? Embora seja um termo que ganhou popularidade nos últimos 15 anos, sua origem remonta ao surgimento do budismo. Na verdade, Mindfullness é a tradução da palavra “sati”, que para os budistas é a capacidade de estar no aqui e agora. E essa é precisamente a base desta técnica de meditação. Com a prática de Mindfullness, por meio do relaxamento e da meditação, pretende-se que a pessoa tenha consciência do momento presente; prestar atenção ao agora, especialmente no que se refere aos pensamentos, emoções e às respostas ou reações do corpo. Desta forma, são descartadas as incertezas e preocupações que pensar no futuro pode causar, e os arrependimentos, culpas, tristezas, etc. isso pode vir de pensamentos do passado.Trata-se de viver plenamente o presente, pois é o único momento que podemos viver. Dito assim, pode ser fácil de fazer, mas a verdade é que requer treinamento e perseverança para aprender. No entanto, seus benefícios valem a pena. Por esse motivo, nas residências ORPEA, a Mindfullness é cada vez mais utilizada com o objetivo de contribuir para o envelhecimento ativo e maior bem-estar dos idosos.

Técnicas de relaxamento 

Controlar os pensamentos e o foco no presente durante a prática da atenção plena permite que a pessoa reduza o estresse. Na verdade, é uma das estratégias mais eficazes para prevenir e aliviar os efeitos do estresse e da ansiedade. Isso é demonstrado pelos estudos realizados nos últimos anos. “Com a prática de mindfulness consegue-se um estado de calma, mesmo nos momentos de maior inquietação, que permite baixar os níveis de cortisol, que é a hormona do stress”, explica a Dr. André Rodrigues, Coordenador Médico do Grupo ORPEA em Portugal. Dessa forma, podem ser evitadas alterações físicas e psicológicas, como hipertensão, insônia, depressão e algumas disfunções do sistema imunológico que podem ser causadas pelo excesso de secreção de cortisol. Por outro lado, ao trabalhar a consciência de pensamentos e emoções, “a Mindfullness também ajuda a detectar os primeiros sintomas de stress e ansiedade, para poder agir o mais rápido possível e evitar complicações derivadas de sua cronificação, como a depressão, uma síndrome muito comum em pessoas mais velhas ”, comenta o Dr. André. Essa técnica, realizada com certa frequência, também ajuda a criar uma rotina e hábito que permite à pessoa dar maior importância ao momento e ajudá-la a administrar as emoções derivadas de pensamentos passados ​​e futuros, que, de alguma forma, irão remover desnecessários preocupações.

A atenção plena e as alterações do sono

Existem pesquisas que relacionam a prática da atenção plena com a melhoria do sono noturno. Isso deve-se à redução da ação cortical na hora de dormir nas pessoas que praticam essa técnica. Portanto, é altamente recomendado para pessoas com distúrbios do sono ou insónia.

Practicas de Mindfullness para um cerebro mais são

A meditação também provou causar mudanças na estrutura neural do cérebro: ajuda a concentração, desenvolve a inteligência emocional, melhora as relações interpessoais, promove a criatividade e melhora a memória. Portanto, pode-se dizer que auxilia na saúde e no bom estado do cérebro e, claro, no bem-estar cognitivo e funcional dos idosos. Todos esses benefícios são motivo mais do que suficiente para que os profissionais das residências ORPEA e das Unidades Psicogeriátricas continuem realizando ateliers e terapias com atenção plena como protagonista, “porque a saúde física e mental e seu bem-estar emocional de cada residente, são nossa prioridade” , conclui o Coordenador Médico do Grupo ORPEA em Portugal.