Política da Qualidade da Orpea Ibérica


O Grupo ORPEA é uma das principais referências no setor da dependência. Oferece serviços integrais de cuidados de longo e curto prazo através de:

  • Residências assistidas: com unidades especializadas em Alzheimer, unidades de dependências severas, centros de dia…
  • Hospitais de cuidados pós-agudos e psiquiátricos: tratamento de lesões musculoesqueléticas, patologias geriátricas, cardiológicas, neurológicas, respiratórias, oncológicas… Bem como o tratamento de dependências, comportamento alimentar, distúrbios psicóticos…
  • Cuidados ambulatórios, pós agudos e psiquiátricos.
  • Outras atividades complementares para dar resposta às necessidades dos atuais e futuros pacientes/residentes

Em Portugal dispomos de 12 centros, com mais de 850 camas para residentes, um hospital, com mais de 110 camas de internamento, bem como um centro de reabilitação.

Em Espanha contamos com 55 centros entre residências, centros de dia e clínicas de saúde mental e centro especializado em reabilitação, distribuídos por todo o território nacional, com mais de 8700 camas e cerca de 1000 lugares de centros de dia.

Desta forma, o Grupo ORPEA atua em dois setores complementares:

  • Os cuidados a seniores com dependência permanente.
  • As clínicas psiquiátricas e psicogeriátricas, cuidados pós-agudos e reabilitação com dependência temporária.

Estes setores são complementares pelo tipo de serviços oferecido:

  • Cuidados 24 horas por dia, 365 dias por ano.
  • Medicalização crescente de acordo com o tipo de centro:
    • Residências para seniores: técnicas médicas básicas.
    • Clínicas especializadas em re-educação e reabilitação funcional: programas terapêuticos mais complexos.

Centros de qualidade, seguros e confortáveis

Os centros do Grupo ORPEA são espaços de vida de qualidade, seguros e confortáveis que fomentam os contactos sociais e intergeracionais. A vontade que orienta o desenvolvimento do Grupo ORPEA está ao serviço de um objetivo plural:

  • Assumir um compromisso de qualidade nos cuidados de pessoas em todos os seus níveis de dependência.
  • Envolvimento de todos os seus profissionais.
  • Abordagem ética que preserva a independência das pessoas.

Certificações de referência

Os valores da ORPEA Ibérica são uma referência em todas as ações e refletem-se no nosso Manual da Qualidade. Ano após ano, o Grupo ORPEA recebe certificações de referências de reconhecido prestígio como a ISO 9001.

As constantes da qualidade têm como objetivo:

  • Definir o sentido das práticas individuais e institucionais definidas pela Política da Qualidade.
  • Garantir a coerência das práticas entre todos os profissionais.
  • Detetar os desvios profissionais.

COMPROMISSO  DA  DIREÇÃO

Desde a sua criação, o Grupo ORPEA colocou a ética no centro da sua atividade.

A vontade que preside no desenvolvimento do Grupo está ao serviço de um único objetivo: oferecer cuidados de qualidade às pessoas em todos os níveis de dependência, através da prevenção e da promoção da sua saúde.

Só um desenvolvimento prudente, que concilie crescimento e sustentabilidade, poderá dar ao Grupo ORPEA os meios para continuar a sua política da qualidade com os seus residentes e pacientes.

Os dependentes necessitam de serenidade e estabilidade que só uma política de longo prazo pode oferecer.

Esta abordagem ética de desenvolvimento mobiliza o grupo de colaboradores do Grupo ORPEA nos cuidados aos seus residentes e pacientes.

O nosso objetivo é registar o Grupo ORPEA no caminho da Melhoria Contínua da Qualidade dos seus Cuidados e Serviços. Os objetivos específicos prosseguidos pela nossa Política da Qualidade são:

  • A satisfação dos nossos residentes e pacientes:
    • dando resposta imediata às suas necessidades
    • garantindo a sua segurança
    • preservando a confiança que depositaram em nós
  • Dar resposta às exigências
    • regulamentares
    • legislativas
    • normativas
  • Promover o crescimento profissional das nossas equipas humanas
    • promovendo o trabalho em equipa no respeito pela pessoa e o reconhecimento do mérito
    • fortalecer o profissionalismo de todos os nossos intervenientes em todos os serviços
    • otimizando as condições de trabalho
    • garantindo a segurança dos trabalhadores e prestadores de serviços promovendo a formação contínua e a promoção interna.

Estes objetivos, somados à nossa Política de Responsabilidade Social Empresarial, acreditam-nos como uma empresa comprometida a nível social e ambiental que contribui para a sustentabilidade global e proporciona valor acrescentado aos nossos serviços.

O Grupo ORPEA está empenhado em promover a qualidade e garantir a implementação das decisões estratégicas que conduzem a estes resultados.

 Co CEO-COO ORPEA IBÉRICA, Responsável pelo Projeto da Qualidade.

A Direção da Qualidade do Grupo ORPEA

Junho 2022