Política da Qualidade e Segurança do Utente da ORPEA Ibérica


O Grupo ORPEA é uma das principais referências no setor da dependência. Oferece serviços completos de cuidados de longo e curto prazo através de:

  • Residências assistidas: com unidades especializadas em Alzheimer, unidades de grande dependência, centros de dia…
  • Apartamentos para seniores
  • Hospitais de cuidados pós agudos e psiquiátricos: tratamento de lesões musculoesqueléticas, patologias geriátricas, cardíacas, neurológicas, respiratórias, oncológicas… Bem como o tratamento de dependências, distúrbios alimentares, distúrbios psicóticos, entre outros.
  • Cuidados ambulatórios, pós agudos e psiquiátricos
  • Outras atividades complementares para dar resposta às necessidades dos atuais e futuros utentes/residentes

Em Portugal dispomos de 12 centros, com mais de 850 camas para residentes, um hospital, com mais de 110 camas de internamento, bem como um centro de reabilitação.

Em Espanha contamos com 58 centros entre residências, centros de dia e clínicas de saúde mental e centros especializados em reabilitação, distribuídos por todo o território nacional, com mais de 8700 camas e cerca de 1000 lugares de centros de dia.

Desta forma, o Grupo ORPEA atua em dois setores complementares:

  • Cuidados para seniores e/ou pessoas em situação de dependência
  • Clínicas de psiquiatria e psicogeriatria, cuidados pós agudos e reabilitação neurológica e traumatológica

Estes setores são complementares pelo tipo de serviços oferecidos:

  • Cuidados 24 horas por dia, 365 dias por ano.
  • Medicalização crescente de acordo com o tipo de centro:
    • Residências para seniores: assistência nas atividades diárias
    • Clínicas especializadas em re-educação e reabilitação funcional: programas terapêuticos mais complexos

Centros de qualidade, seguros e confortáveis

Os centros do Grupo ORPEA são espaços de qualidade, seguros e confortáveis que fomentam contactos sociais e intergeracionais. A motivação que impulsiona o desenvolvimento do Grupo ORPEA está ao serviço de um objetivo plural:

  • Assumir um compromisso de qualidade na prestação de  cuidados as pessoas com qualquer nível de dependência
  • Envolvimento de todos os seus profissionais.
  • Abordagem ética que preserva a independência das pessoas.

Certificações de referência

Os valores da ORPEA Ibérica são uma referência em todas as ações e estão refletidos no nosso Manual de Gestão. Ano após ano, o Grupo ORPEA recebe certificações de referências de reconhecido prestígio como a ISO 9001.

O nosso sistema de gestão integrado tem por objetivo:

  • Definir o sentido das práticas individuais e institucionais definidas pela Política da Qualidade e Segurança dos Utentes
  • Assegurar a coerência e a segurança das práticas entre todos os profissionais e para os utentes
  • Prevenir e controlar (identificar, comunicar, avaliar, tratar e medir) os desvios profissionais e outros riscos, especialmente os relacionados com a segurança dos utentes e dos residentes.

COMPROMISSO DA GESTÃO

Desde a sua criação, o Grupo ORPEA colocou a ética no centro da sua atividade.

O desenvolvimento do Grupo é orientado por um único objetivo: oferecer cuidados seguros e de qualidade a pessoas independentemente dos níveis de dependência, através da prevenção e da promoção da sua saúde.

Apenas um desenvolvimento prudente, que concilie crescimento e sustentabilidade, poderá dar ao Grupo ORPEA os meios para continuar a sua política da qualidade com os seus residentes e utentes.

As pessoas que dependem dos nossos cuidados necessitam de serenidade e estabilidade que só uma política de longo prazo pode proporcionar.

Esta abordagem ética de desenvolvimento mobiliza todos os colaboradores do Grupo ORPEA no seu trabalho junto dos residentes e utentes.

O Grupo ORPEA está empenhado na Melhoria Contínua da Qualidade dos seus Cuidados e Serviços e na Segurança dos Utentes. Os objetivos específicos prosseguidos pela nossa Política de Qualidade e Segurança dos Utentes são os seguintes:

  • A satisfação dos nossos residentes e utentes:
    • dando uma resposta imediata às suas necessidades
    • garantindo a sua segurança
    • preservando a confiança que depositaram em nós
  • A segurança dos nossos residentes e utentes:
    • promover uma cultura de segurança e melhorar a sensibilização dos colaboradores sobre os processos de gestão de risco em toda a organização
    • facilitar e incentivar a comunicação interna de incidentes, mantendo a confidencialidade do processo
  • Dar resposta às exigências
    • regulamentares
    • legais
    • normativas
  • Promover o crescimento profissional das nossas equipas:
    • promovendo o trabalho em equipa com base no respeito pela pessoa e o reconhecimento do mérito
    • fortalecendo o profissionalismo de todos os intervenientes em todos os serviços
    • otimizando as condições de trabalho, garantindo a segurança dos trabalhadores e prestadores de serviços
    • promovendo a formação contínua e a promoção interna.

Estes objetivos, somados à nossa Política de Responsabilidade Social Coorporativa, acreditam-nos como uma empresa comprometida a nível social e ambiental que contribui para a sustentabilidade global e proporciona valor acrescentado aos nossos serviços.

O Grupo ORPEA está empenhado em promover a qualidade e a segurança dos utentes e em assegurar a implementação das decisões estratégicas que conduzem a estes resultados.

 Co CEO-COO ORPEA IBÉRICA, Responsável pelo Projeto da Qualidade.