PROGRAMA DE REABILITAÇÃO
Pós COVID-19
NO PERÍODO AGUDO DA INFEÇÃO, A COVID-19 PODE PROVOCAR DANOS EM VÁRIOS ÓRGÃOS, O QUE AUMENTA O RISCO DE PROBLEMAS DE SAÚDE, QUE SE PODERÃO MANTER A LONGO PRAZO.
Existem casos de pessoas seniores que continuam a manifestar queixas, meses após o início da infeção, tais como:
- Fraqueza muscular
- Dor no peito
- Diminuição de tolerância a esforço ou fadiga
- Cansaço ou dispneia a pequenos esforços
- Tosse persistente
- Frequência cardíaca acelerada
Sabe-se que a COVID-19 afeta principalmente as vias respiratórias e o sistema cardiovascular, no entanto, a nível neurológico podem existir complicações, tais como:
- Dificuldades de concentração
- Depressão e ansiedade
- Dor de cabeça
Segundo especialistas, a doença neurológica pode ser consequência de uma doença generalizada, da insuficiência cardiorrespiratória, das anormalidades metabólicas desencadeadas pela infeção, da invasão direta do vírus.
PROGRAMA DE REABILITAÇÃO
Pós COVID-19
I. O PROGRAMA
As residências ORPEA oferecem planos de reabilitação adaptados às necessidades de saúde dos doentes pós COVID-19. O objetivo é proporcionar mecanismos que os ajudem a superar os efeitos negativos desta doença.
II. A QUEM SE DIRIGE
A todos os seniores em fase de recuperação que permanecem com sintomatologias físicas ou neurológicas confirmadas através de diagnóstico prévio por consulta médica, assim como através de avaliação, elaborada em articulação com os nossos técnicos das residências.
III. PROCESSO DE REABILITAÇÃO:
A reabilitação pós COVID-19 proporcionada pelas residências ORPEA é realizada por uma equipa multidisciplinar, apoiada num correto diagnóstico, envolvendo, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, médicos, enfermeiros, neuropsicólogos e psicólogos.
A avaliação e atendimento individual, assim como a elevada disponibilidade de meios técnicos e humanos, são garantia para uma abordagem individualizada e de referência.

IV. METODOLOGIA / OBJECTIVOS
Em reabilitação física e respiratória
A reabilitação física e respiratória é fundamental no retorno às atividades do dia-a-dia, com impacto direto no bem estar do indivíduo.
OBJECTIVOS:
- Aumento da resistência e força muscular;
- Aumento de tolerância ao esforço;
- Diminuição de dependência nas atividades do dia-dia;
- Melhorar a qualidade de vida a nível físico e respiratório;
- Prevenção de infecções respiratórias; limpeza das vias aéreas e melhoria da qualidade respiratória (dispneia e fadiga).
Técnicas de animação
Porque a saúde mental é fundamental, o processo de reabilitação é assegurado em articulação com os nossos terapeutas ocupacionais, através da combinação de técnicas / dinâmicas de animação adaptadas ao perfil de cada pessoa.
Terapia multissensorial
A terapia multissensorial tem como objetivo a estimulação sensorial e/ou a diminuição dos níveis de ansiedade e de tensão.
