tai chi orpea

Saiba quais são os benefícios 
do Tai Chi na terceira idade

Todos sabemos que atividades físicas como o exercício físico, yoga e pilates, são benéficas para a nossa saúde, mas está a tornar-se cada vez mais comum falarmos e procuramos benefícios para a saúde através de novas práticas. O Tai Chi é uma prática cada vez mais comum e, tal como outras atividades físicas, tem muitos benefícios para os seniores.

Em alguns casos é difícil acreditar que idosos possam fazer certo tipo de exercícios, mas a verdade é que estes podem trazer diversos benefícios. O Tai Chi por exemplo, é altamente recomendado para os seniores, uma vez que ajuda a fortalecer os músculos e não requer energia excessiva. É um exercício suave que ativa todos os músculos do nosso corpo.

Envolve movimentos que têm um efeito em todos os sistemas do corpo, o que reduz a tensão, melhora a circulação, aumenta a força e a flexibilidade. Além disso, o Tai Chi ativa e exercita a mente, reduzindo a progressão da demência, bem como o stress e a depressão, e também ajuda a prevenir a insónia. Outro benefício deste exercício é a melhoria do equilíbrio, que é vital para os idosos, no sentido em que diminui a ocorrência de quedas.

Nas Residências ORPEA acreditamos que é muito importante fomentar o exercício através de diferentes atividades físicas, tirando partido dos benefícios de cada uma e selecionando-as consoante as necessidades de cada residente. O bem-estar físico e mental de cada um, que promove também uma maior autoestima, é a principal prioridade das equipas de cada centro.